15 de janeiro de 2011

Impressões: Escola da Ponte

"A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI:SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR*"
* Título Por Rubem Alves.

Ambiente de Trabalho dos alunos da Consolidação, Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011

Se você não sabe o que é, ou sabe só por cima, recomendo assistir isso primeiro: http://www.youtube.com/watch?v=VekBzEu6AWg

Ao Final disponibilizei mais alguns Links para maiores informações.

Pois bem, ontem, sexta feira, travei meu contato real com a Escola, depois de mais de três anos aguardando uma oportunidade que veio. Há pouco mais de três anos tomei contato com alguns textos sobre Eurípedes Barsanulfo, tinha interesse em sua biografia por ter sido renomado médium nas décadas iniciais de 1900 em Sacramento - MG. Então descobri que ele fundou lá o Colégio Allan Kardec (é interessantíssimo também, mas o foco aqui é a Ponte). Uma coisa foi levando a outra, dalí tomei contato com a Pedagogia Espírita que em alguns livros e em especial em um DVD (do 1º congresso de pedagogia espírita, maiores informações: http://www.pedagogiaespirita.org.br/tiki-index.php) cita alguns exemplos de escolas não tradicionais contemporâneas, entre elas a Ponte.
Na época, em que estava entusiasmado com pedagogia, foi algo apaixonante.
Então nos anos seguintes conheci o José Pacheco (Mentor do Projeto) em dois congressos realizados pelo SESC - SP e aguardava anciosamente por esta presente oportunidade.

A Ponte é algo extremamente fora do comum, mas que vai de encontro com a idéia de que somos seres únicos em um planeta, buscando constantemente a evolução e o crescimento ao nosso modo e ao nosso tempo.
Situada na Vila das Aves, uma pequena vila próxima a Santo Tirso - Portugal, há 55 minutos de Comboio (Trem) de Porto, a Escola abrica alunos do 1º ao 9º Ciclo (1º ao 9º Ano se comparados ao Brasil) mas sem dividir desta forma, pois não possui salas de aula nem turmas fechadas. tampouco horários padrões.

Fui bem cedo pra lá, a vila é bem simples, uma cidade bem interiorana. Lá chegando, fui recebido por dois alunos: Nuno (5º Ciclo - Consolidação) e Marco Silva (4º Ano - Iniciação, mas fez questão de ressaltar que está de passagem para a Consolidação) que se voluntariaram para apresentar a escola e que também respondem as cartas e aos emails (como muitos outros alunos voluntários, já que a escola recebe muitas cartas e visitas por mês). Eles me apresentaram a escola nos mínimos detalhes, respondiam a todas as perguntas e se orgulhavam muito de estudar lá, gostavam daquele ambiente e me pediram desculpas por só poder ficar comigo por um período (8h ás 10:30h) pois tinham muitos trabalhos para realizar e queriam voltar a seus afazeres.
A escola é muito mais simples do que eu imaginava. Não há laboratórios com super microscópios ou super computadores, não há nem mesmo ginásio ou piscina. Há sim muita simplicidade e um projeto pedagógico que olha para a criança como um ser único e cheio de vontades, sedento por se desenvolver. Os equipamentos da ponte, posso resumir da seguinte forma: 3 grandes salas no térreo (Uma para Iniciação, uma para consolidação e outra para o avançado) equipadas com mesas e cadeiras próprias para as idades que alí estão, locais para pendurar malas e blusas, grandes estantes com as pastas de cada aluno, grandes estantes de livros e computadores a disposição das crianças (com internet e programas pedagógicos), alguns equipamentos de aprendizado (como brinquedos pedagógicos para aprender a escrever, ou ferramentas matemáticas), ou no caso do avaçado, lâmpadas, baterias, amperímetros e afins. Há também no térreo a sala da administração (Secretaria, diretorai da escola, sala dos professores) uma pequena quadra, uma mesa de pingue pongue, um pátio de terra com as bandeiras, e um refeitório para o horário do almoço. No primeiro piso há um hall e duas salas para as atividades artísticas (Dança, Teatro, Drama, Pintura, Artes plásticas e Música) equipadas com o necessário (Instrumentos a dispsição, tintas, ccenografia e roupas).


Quadra e alunos, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011


Recado de responsabilidades do período letivo vigente, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011



Mural de Matemática da Iniciação, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011

Direitos e deveres, Mural da Assembléia dos alunos, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011


No projeto pedagógico existem 3 divisões: Iniciação (que abriga normalmente alunos do 1º ao 3º ciclo, a Consolidação que nromalmente recebe os do 4º ao 6º ciclo e por fim o Avançado que abriga alunos do 7º ao 9º ciclo). Digo normalmente pois realmente não é fechado, há alunos do 4º ciclo na iniciação e também do 5º ciclo no avançado.
Cada divisão tem uma série de tópicos e assuntos para cumprir, os tópicos variam de acordo com a matéria em estudo e com a divisão em que está. Os alunos escolhem os tópicos que querem estudar a cada quinzena e também a quantidade de topicos que desejam. Eles se organizam em grupos (de 3 a 6 alunos) que misturam idades, "especiais" e "normais" e ciclos, sendo necessariamente da mesma divisão. Cada grupo é identificado por um nome (escolhido pelos alunos, há um grupo com o nome "Musculosos" e outro "Vampirinhos" por exemplo) e são orientados por um professor tutor. Cada aluno trabalha os tópicos a seu ritmo, quantos desejar, e quando se sente preparado, vai a um dos murais da sua sala e coloca seu nome e o tópico em que deseja ser avaliado, o nome deste painel é "Eu já sei". Então, o professor responsável por quele tópico (se for Simetria será o professor de matemática) prepara uma pequena avaliação para certificar de que o aluno está preparado para tópicos mais avançados no assunto ou já finalizou aquele assunto. Cada avaliação é preparada para cada aluno, não há padrões na escola.
O Aluno estuda por conta própria, com os livros, se sente dificuldade escreve no painel "Preciso de ajuda" o seu nome e o tópico que está com dificuldade, então algum aluno que já superou aquele tópico irá ajudá-lo. Ou, em outros casos, quando muito alunos estão com dificuldade, o professor do assunto prepara uma aula e ela será ministrada ali no ambiente mesmo, em um cantinho com lousa.
Quando um aluno supera todos os tópicos da sua divisão, ele ascende de divisão (não há período certo ou padronizado pra isso, isso pode ser na sexta feira 15 de março ou 12 de novembro do ano seguinte, não importa, é só mais uma etapa). Chegando nessa nova divisão ele integra uma equipe que também chegou por ali há pouco tempo e inicia seus trabalhos ali.
Pela manhã há períodos de trabalho das 8h as 10:30h, após o intervalo de trinta minutos (onde os alunos saem e retornam para seus trabalhos sem ninguém dar ordem ou um sinal para lembrá-los) há mais um período de 11hs ás 12h ou 12:30hs (depende da divisão). Pela tarde há aulas de complemento curricular (Xadrez, Artes, Línguas, ...) das 14 ás 16hs. Ás sextas feiras há no período da tarde a reunião das agremiações (Responsabilidades, explico mais pra frente) e a Assembléia dos alunos. Há um momento em comum no qual eles tem uma aula que não me recordo o nome, mas algo como "Momento SER" onde aprendem sobre sexualidade, fdrogas e outros tópicos.

Nos ambientes de trabalho, o que se encontra são alunos preocupados com seus afazeres, que em silêncio ocupam as mesas e os computadores, sem zum zum zum ou correria. É quase inacreditável. As vezes, há musica clássica (ou qualquer uma tanquila que não atrapalhe os alunos) sendo tocada nos ambientes. Não há pedidos de silêncio ou atenção, não é necessário.
Quando alguém (Aluno ou Orientador) deseja falar algo comum a todos, ele pede a palavra e todos deixam de lado suas arividades para dar atenção.
Há por todos os lados os Murias informativos, com atividades a realizar ou avisos em geral. Há painéis como "Acho bom", "Acho ruim" nos quais alunos (que possuirem tal responsabilidade) são designados a resolver, desde lesmas no banheiro até puxões de cabelo de um aluno em outro. Caso tenham dificuldade eles buscam um orientador ou até mesmo a psicóloga da escola (que aliás está a disposição dos alunos para quando desejam conversar). Nos murais também estão os projetos que estão ocorrendo, as reuniões de cinema, entre outros tantos.


Projeto de animação de um grupo de alunos da iniciação, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011

Por fim, quero falar das Responsabiliades e da Assembléia.
Cada aluno, obrigatoriamente integra um grupo de responsabilidades ou agremiações. Estas responsabilidades existem para organizar a escola e o ambiente escolar, são elas: 5R's (Recicle, reutilize, ...) , Recreio Bom (Cuidam do bom andamento do recreio, em todos os ambitos), Biblioteca (Cuidado, organização e cadastro dos livros) , Computadores e Música (Cuidado com os computadores e instrumentos), Refeitório (Cuidados no refeitório, filas, ...), Terrário e Jardim, Correios e Visitas da Ponte, Murais, Jogos de Mesa, Datas e Eventos, Arrumação e Material Comum, Assembléia. Sim, eles que fazem isso, sem ningupem apra orientar ou lembrá-los. Se reunem as sextas feiras e cuidam de suas responsabilidades, solicitam a escola compras quando necessário. Cada aluno está obrigatóriamente em pelo menos uma delas, que escolhe no inicio de cada período letivo.
A Assembléia é algo um pouco mais doido do que as responsabilidades em uma escola básica. Eles se reúnem, compõem a mesa conforme eleições anuais, e como em qualquer assembléia de alunos universitários, debatem suas idéias, suas reclamações, expõem seus apreceres e dificuldades, realizam as atas e as convocatórias. Ah claro, de modo organizado, quando um quer a palavra ele não sai falando mais alto, ele simplesmente levanta a mão e espera sua hora.

Já ia me esquecendo!
Há em todos os murais algo chamado "Partilhas" (Há este momento nas assembléias também) onde qualquer aluno pendura o que desejar partilhar com os outros alunos. Há partilhas de poesias, frases, músicas, desenhos, e também de conteúdos como "iografia de Gil Vicente"


Quadro, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011


Assembléia dos alunos, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011

Nuno e outros, Ensaio da escola, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011

Refeitório, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011

Quadro com as ilustrações originais do Livro do Rubem que leva o título deste post, aqui em cima, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011

Jogos de Xadrez do Pontex (Campeonato interno de Xadrez) que acontecem nos intervalos de aula, Escola da Escola da Ponte, Vila das Aves - Portugal | 14/01/2011

Havia me esquecido também. A Escola tem Campeonato interno de Xadrez (Os jogos ocorrem nos intervalos de aula) e ontem, assisti a um ensaio dos alunos para a apresentação deles no Sarau de Reis que ocorrre todo ano na Igreja da Cidade. Eles iriam apresentar 3 musicas, uma com melodia original e outras duas sátiras. Todas as letras eram dos alunos e eles tocavam instrumentos (Sax, Flauta transversal, guitarra, violões, bumbos e caixa acústica) com orientação dos professores e cantavam no coro. Totalmente descontraído =)


Mais informações sobre a Vila das Aves:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_das_Aves
Mais informações sobre a Escola da Ponte:
http://jornal-dia-a-dia.blogspot.com/ (Blog do Jornal da escola)
http://www.escoladaponte.com.pt/ (Site oficial da escola)
Mais informações sobre José Pacheco (Coordenador do Projeto e ex-diretor da escola):
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/jose-pacheco-escola-ponte-479055.shtml
http://4pilares.net/text-cont/pacheco-escoladaponte.htm (Entrevista um pouco antiga)

É isso.

4 comentários:

  1. Adorei ler o relato Tonho!
    Ainda vou lá sentir e ver essa beleza!
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. UAU!

    Que demais!!!!
    Fiquei emocionada com o seu relato, deve ser lindo de ver... É até difícil de imaginar, mas parece ser muito especial!!!

    =D

    ResponderExcluir
  3. que lindo Toninho! Vontade de conhecer tb. Vc conhece a Waldorf? também vale a pena

    ResponderExcluir
  4. Quando fiz Pedagogia, muito ouvi falar da Escola da Ponte... Ler a respeito de sua experiência lá, me enche de curiosidade e entusiasmo, pois sempre quis conhecê-la... É mesmo um ambiente surreal, ainda mais para quem dá aulas na periferia da periferia ( em todos os aspectos), como eu... Parabéns pela iniciativa em compartilhar com outros educadores ou interessados a oportunidade ímpar que vc teve de estar nesse tão especial espaço educacional.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade :D