26 de junho de 2012

O controle nas escolas tem dias contados

Roda de contação de histórias, projeto Sementinha (CPCD) em Curvelo - MG. 15/05/2012


"Pois sonhos são testemunhos,
de que a alma se recusa
a se tornar um pássaro engaiolado"
Rubem Alves


Como alguns sabem, estou realizando com o Raul Perez um documentário sobre Educação Formal Alternativa, trata especialmente de educação democrática e dialoga com Pedagogia Espírita e "Educação tradicional". A ideia começou a germinar quando visitei a Escola da Ponte (http://oracaoemmovimento.blogspot.com.br/2011/01/impressoes-escola-da-ponte.html) em Janeiro de 2011, quando na ocasião encontrei o Raul (amigo de longa data) que estava de intercâmbio em Coimbra. Então ao longo de 2011 buscamos pessoas, leituras, filmes e obviamente estudar e realizar documentários. Em Janeiro começamos a rodar, período que se estende até o presente, com cerca de 90% do material gravado e filme começando a tomar forma na montagem. Foram mais de 20 entrevistas com muita gente bacana, Luiz Algarra, Tião Rocha, Helena Singer, Simone André (Instituto Ayrton Senna), Dora Incontri, Leonardo Brant, Alexandre Sayad, Tia Dag e muitos outros, além de boas conversas com José Pacheco e outros.


Além das entrevistas, registramos 3 escolas (iremos registrar mais uma) e 2 projetos de contra-turno escolar. É ai evidentemente que mora o trunfo e o mais incrível das vivências do projeto: as crianças. Antes que me perguntem, as escolas democráticas em geral não tem sala de aula (nem aula), horário definido, turmas homogêneas, algumas não tem nem mesmo turma. Em geral, as crianças pautam suas atividades, o que querem estudar, quando querem estudar, aonde querem estudar. Se precisam, vão ao computador, a biblioteca, aos tutores, aos murais de ajuda, enfim, são autonomas para definir suas ações. As crianças vão se desenvolvendo em ritmos diferentes, aprimorando potencialidades diferentes e criando muito, a criatividade é sempre muito estimulada. E ao contrário do que muitos pensam a primeira vista: A ausência do controle não gera baderna nem indisciplina, muito pelo contrário. As crianças vão naturalmente atrás de desenvolver seus gostos e vontades, criam uma relação afetiva positiva com o conhecimento e aprendem a ser educadas - fator fundamental para conviver em comunidade.




Mapa visual Educação formal alternativa
 Mapa que criamos no processo de pesquisa teórica -  Janeiro, 2012.






Ontem foi dia de gravar mais uma diária no Projeto Âncora (escola que vem sendo carinhosamente construída em Cotia - SP), fomos registrar uma roda de conversa com as crianças da Turma do Aprofundamento, turma que tem o maior grau de autonomia na escola, onde cada educando elege o que quer fazer, quando quer fazer, pedindo ou não orientação e auxílio de colegas e tutores. Me fascina como são educadas essas crianças, me fascina como são livres para pensar, como são criativas e vivas. Sim porque criança é pra ser viva e não morta como a maioria dos adultos que vão se alienando com o tempo. Criança livre é como pássaro fora da gaiola, sabe fazer voar nos ventos da imaginação, não se prendem no ninho dada a sede de autonomia, vão logo caminhando com as próprias pernas, com ritmo e passos próprios.


Um dos meninos muito nos encantou, Lohan (me perdoa se escrevi teu nome errado) de 9 anos, disse que vai escrever um roteiro de filme de terror, pra gravar comigo e com Raul, nos falava isso em meio a suas criações que misturavam personagens da mitologia grega. Ele não é especial, é criança normal, a diferença é que sem o controle rígido da "escola tradicional" (que temos desde o século XVII) ele caminha por onde quer, desenvolve muito mais suas potencialidades, colabora muito mais com seu meio de vivência, é mais vivo e voa mais, muito mais.


Um dos sintoma simples que me diz tudo isso é: Essas crianças gostam da escola que frequentam, já viu em alguma "esocola tradicional" criança gostar de frequentar? são raros....


Mas fico tranquilo, Pestalozzi (e muitos outros) já propuseram novas formas de fazer a escola há muito tempo, nós que ainda somos lentos para captar os exemplos. Já está tudo acontecendo, tudo se transformando no silêncio, quando Pacheco me disse que acompanhava mais de 50 projetos de escolas que realizam educação de uma forma diferente no Brasil, eu assustei, mas logo fui entendendo que as mudanças estão acontecendo no silêncio e tem muita gente fazendo diferente. Além é claro em outras frentes contemporâneas como o homeschooling que finalmente começa a chegar com efeito no Brasil.


Em tempo de greve nas federais, de míseros 5% do PIB para a educação, o ideal mesmo seria implodir o MEC (como sugeriu Pacheco no Congresso de Arte-educação em Sp, 2009) ou pelo menos as Secretarias que tanto aprsionam o sistema.


==



Não posso deixar de citar e agradecer os queridos amigos que muito colaboram pra essa obra: Rafael Barreiro e Julia Rufino.

Em breve iremos lançar o projeto no Catarse, para conseguir através de Investimento / financiamento coletivo, a verba para editar e finalizar o filme. Pretendemos lançar ainda este ano, disponibilizando tudo grauitamente online, inclusive as entrevistas completas.

5 comentários:

  1. Parabéns pela linda iniciativa, você transmite nas palavras escritas, nos diálogos, nos olhares e nos abraços o amor que tem pelo que está fazendo e ver você assim todo feliz da vida é contagiante. Obrigada por dividir este universo e pelo apoio constante nas nossas novas empreitadas por Goias :) Abraço de irmã mofra

    ResponderExcluir
  2. "...criança é pra ser viva e não morta (...). Criança livre é como pássaro fora da gaiola, sabe fazer voar nos ventos da imaginação, não se prendem no ninho dada a sede de autonomia, vão logo caminhando com as próprias pernas, com ritmo e passos próprios."
    - É isso ai Tonho!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom filho! Com certeza, o documentário ficará ótimo! É criando espaços onde a criança possa ser observada e impulsionada a descobrir sua criatividade, buscando a auto educação de seus talentos, que com certeza, iremos ter uma geração consciente e a caminho de desenvolver-se como ser integral. :) Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Avante, querido!

    Esse projeto reaviva nossas esperanças, mostrando que é possível e, mais que isso: QUE ESTÁ ACONTECENDO!!!!

    Vamos que vamos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Diante do quadro que vivenciamos nas escolar atualmente, podemos observar o quanto esse método retrógrado de ensino reprime a criança, impedindo seu processo criativo.
    Enquadrá - la dessa maneira nos impede de experienciar, não só a sua capacidade de aprender, de mostrar sua capacidade, mas também de ensinar - e ainda temos tanto o que aprender...!
    Belo trabalho o de vocês, registrando isso!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade :D